O QUE NÃO SABE SOBRE AS SOBRANCELHAS?

Existem alguns factos curiosos sobre sobrancelhas que podem surpreender até a maior fã de maquilhagem. Isto acontece porque não refletimos muito sobre as funções e qualidades destes pequenos pelos que crescem no nosso rosto. Queremos apenas que tenham uma aparência apenas, então procuramos ceras e séruns condicionadores para sobrancelhas, lápis e pomadas, com o objetivo de realçar a nossa beleza natural.

Em vez de nos preocuparmos com a aparência das sobrancelhas, vale a pena perceber para que servem as sobrancelhas. Sabia que…?

1. É muito difícil identificar um rosto se não tiver sobrancelhas

São as sobrancelhas que conferem ao nosso rosto um visual característico, quer sejam finas e claras, ou grossas e escuras. No que toca à identificação, elas são mais importantes do que os olhos e as pestanas. Sem sobrancelhas, é difícil reconhecer o rosto para o qual estamos a olhar. Parece-lhe estranho? Pode conferir você mesma realizando um teste simples. Tire uma fotografia a si própria e utilize um software gráfico para apagar as sobrancelhas. Consegue reconhecer-se agora?

2. Cada sobrancelha pode chegar a ter mil pelos

Em média, uma sobrancelha pode incluir centenas de pelos maiores e mais pequenos. Este número não é igual para cada pessoa, podemos ter sobrancelhas mais ou menos espessas. As pessoas que nunca removeram pelos desta zona do rosto e que têm as sobrancelhas naturalmente grossas podem chegar a ter 1000 a 1100 pelos individuais!

3. As sobrancelhas protegem os nossos olhos

Muitas mulheres veem as sobrancelhas apenas como um elemento do rosto que torna a nossa aparência mais atraente e graças ao qual podemos melhorar o nosso visual e a nossa maquilhagem. Surpreendentemente, as sobrancelhas têm outras funções. A verdade é que a Mãe Natureza nos presenteou com sobrancelhas por algum motivo. Afinal, elas servem para proteger os nossos olhos contra a humidade, como suor ou chuva que por vezes nos escorrem pelo rosto. Graças às sobrancelhas, a água é distribuída pelas laterais do rosto, em vez de escorrer pelo meio.

4. As nossas sobrancelhas expressam as emoções

Se não fossem as sobrancelhas, o nosso rosto estaria desprovido da ferramenta básica utilizada para expressar emoções. Devido aos movimentos que fazemos com as sobrancelhas, podemos expressar fúria, surpresa, felicidade e tristeza. O mais interessante é que, quando tentamos franzir as sobrancelhas propositadamente, o seu formato fica assimétrico. Apenas quando o fazemos inconscientemente é que elas ficam simétricas. Desta forma, torna-se muito fácil descobrir se o nosso interlocutor está a mentir.

5. A definição de sobrancelhas que estão na moda muda a cada década

Os visuais modernos das nossas sobrancelhas mudam com o tempo. Hoje em dia, as sobrancelhas querem-se naturais, perfeitas e simétricas. São consideradas elegantes e desejáveis. No entanto, há apenas 2-3 décadas, as sobrancelhas queriam-se finas e escuras, com cada curva precisamente destacada.

Cuidado das sobrancelhas passo a passo

Cada pelo que cresce no nosso corpo necessita de um conjunto de substâncias nutritivas e hidratantes adequadas para preservar o seu bem-estar e boa aparência. Isto aplica-se também às sobrancelhas, que são uma espécie de cobertura para os nossos olhos, protegendo-os e embelezando o rosto. Como cuidar devidamente das sobrancelhas?

  • Dieta – o cerne de todos os tipos de cuidados consiste no fornecimento dos nutrientes a partir do interior, o que equivale ao consumo de uma quantidade equilibrada de alimentos saudáveis. Portanto, se procura reforçar as sobrancelhas, opte por alimentos com: zino, silício, vitamina E, biotina e ferro. São estas substâncias que ajudam a fortalecer e nutrir as sobrancelhas desde o interior. No entanto, vale a pena perceber que aquilo que ingerimos para nutrir o nosso corpo pode ser simplesmente insuficiente. É por isso que é igualmente essencial a aplicação de séruns ou óleos nas sobrancelhas.
  • Maquilhagem – se queremos orgulhar-nos de ter umas sobrancelhas deslumbrantes e fortalecidas, temos de começar a prestar mais atenção aos cosméticos de maquilhagem que aplicamos. Afinal, os cosméticos de maquilhagem afetam as nossas sobrancelhas durante todo o dia até que os removemos à noite. Portanto, se uma pomada de sobrancelhas contiver substâncias potencialmente prejudiciais, ela não só pode sobrecarregar os pelos como também pode danificá-los. Por esse motivo, opte por cosméticos com composições naturais, com ingredientes condicionadores adicionais.
  • Remoção da maquilhagem – infelizmente, as sobrancelhas sofrem o maior dano quando removemos a maquilhagem, e isso é algo que fazemos praticamente todos os dias. Os erros que cometemos com mais frequência são: utilização de cosméticos muito agressivos que desidratam a pele e fricção demasiado vigorosa durante a remoção de cosméticos de maquilhagem. Faça os possíveis para remover a maquilhagem delicadamente, usando óleos naturais ou uma boa loção micelar. Mesmo que este procedimento demore mais tempo, vale a pena fazê-lo. As suas sobrancelhas vão agradecer se começar a cuidar delas com delicadeza.
  • Nutrição – a última regra, contudo, a mais importante, diz o seguinte: as sobrancelhas também devem ser cuidadas a partir do seu interior. Pode fazê-lo usando produtos caseiros, aplicando óleo de rícino, máscara de ovo ou vaselina. No entanto, é preferível que invista num sérum para sobrancelhas de qualidade que faça ambas as coisas: cuidar da aparência das sobrancelhas e melhorar a sua saúde desde os bulbos até às pontas.